Quem é a Maria Cachucha?

A Maria Cachucha traz-nos memórias de um antigamente que urge ser trazido para o presente. A Maria Cachucha, fala-nos do seu tempo, do tempo da Maria Cachucha. Já ouviu falar, certamente.

Nesse tempo, as horas eram menos apressadas e na simplicidade conquistavam-se experiências que perduravam na memória. Brincar na natureza, ouvir histórias contadas pelos mais velhos, que outros mais velhos também lhes tinham contado, contemplar, andar descalço, brincar na rua, sentir a terra, o seu cheiro, sentir a chuva, olhar nos olhos, comer o que a natureza nos oferecia e ao seu ritmo.

Muito se conquistou desde o seu tempo até aos dias de hoje e, certamente, muito se evoluiu no verdadeiro sentido da palavra. No entanto, o que a Maria Cachucha nos vem propôr, é que recuperemos algum do viver de outrora, de forma a promover a construção de memórias assentes no sentir em sintonia com o meio envolvente, através de experiências onde a simplicidade e a natureza serão figura de destaque.

A Maria Cachucha pretende trazer propostas para crianças e adultos.

Para as crianças, é seu objetivo proporcionar vivências onde seja possível aprender de forma lúdica, potenciando o desenvolvimento de competências distintas em diferentes áreas do saber, excluindo formalidades e integrando o brincar, a exploração livre e sensorial. 

A educação alimentar e saudável será, sem dúvida, uma área priveligiada nas propostas da Maria Cachucha pois, afinal, ainda que não totalmente, somos aquilo que comemos!

Com os adultos, a Maria Cachucha pretende desenvolver atividades no âmbito da alimentação saudável, que permitam uma operacionalização simples e prática na rotina diária. 

O saber fazer, será outro dos pontos chave da Maria Cachucha. Junto de crianças e de adultos, ela irá promover o saber, com base no contacto com o real e o simples. O que está à nossa volta, os alimentos da nossa região/país e da época, os animais que não “vimos” mas que são nossos vizinhos, as plantas, as núvens, o espaço, enfim, o universo será o limite.

Na página e redes sociais serão divulgadas as atividades que a Maria Cachucha, com muito carinho e amor, irá dinamizando. 

Com base no seu interesse, poderá inscrever-se, ou oferecer a alguém, uma experiência onde será possível voltar ao tempo da Maria Cachucha e dele trazer boas memórias! 

Sou a Clélia, a grande amiga da Maria Cachucha! 

Nasci nos anos 80, sou natural de Setúbal e formada em Educação de Infância desde 2002. Tenho complementado o meu percurso formativo com formações em áreas distintas,  tais como, alimentação saudável (macrobiótica), natureza, literatura infantil, educação artística, etc. 

Gosto da natureza, de música, de descobrir mais sobre o mundo que me rodeia, incluindo,  as nossas emoções, o poder dos alimentos e o seu impacto na nossa saúde e bem-estar. Gosto de ajudar o outro e de sentir que um gesto meu pode fazer diferença positiva na vida de alguém. 

Criei o projeto Maria Cachucha porque senti que podia contribuir para a promoção de experiências enriquecedoras junto de crianças e adultos. E aqui estamos nós, eu e a Maria Cachucha, para dar forma a este sonho!